O projeto foi desenvolvido na E.M.E.B.Professora Maria Emília Rocha com a turma do 4º ano com 25 alunos.
O trabalho com personagens conhecidos na literatura torna a aula mais atrativa, dinâmica e próxima da realidade dos alunos, conhecer a biografia e criação destes personagens estimula a criatividade, valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.Objetivos propostos:
- Estimular a leitura e ensinar o aluno a ouvir é essencial no ambiente escolar.
- Recuperar as histórias da primeira infância e interessar-se cada vez mais pela leitura.
- Identificar os dados que compõem a capa de um livro.
- Localizar as diferenças dialetais da linguagem oral e escrita.
- Enriquecer o vocabulário, a oralidade e a socialização.
- Elaborar poesias por meio de uma releitura.
- Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, nterligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação.
- Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, biografias, descritivos, bilhete, tirinhas, receitas, anúncios).
- Explorar a linguagem oral e escrita.
Material:
- Filme: O menino maluquinho.
- Livros: O Menino Maluquinho; O Menino Maluquinho e a informática; Os nãos do Menino Maluquinho; Tirinhas do Menino Maluquinho; A professora Maluquinha.
- Diversos: Sulfite, lápis de cor, cartolina, etc...
Desenvolvimento:
Propor uma pesquisa sobre o personagem Menino Maluquinho e sobre a biografia do escritor do livro: Ziraldo.
Apresentação do filme: O Menino Maluquinho
Conversação sobre o filme.
Mostrar o livro em que foi baseado o filme, explorar a capa do livro e depois propor aos alunos que façam uma releitura da capa do livro.
O autor do livro Menino Maluquinho consegue falar do universo infantil e das situações do cotidiano da criança de forma criativa e poética, por isso trabalhar com ele é sempre prazeroso para as crianças.
Criar um ambiente que estimule a curiosidade e amplie a expectativa nos alunos , deixando recados na sala com uma semana de antecedência retirados do livro: A Professora Maluquinha.
Montar móbile do Menino Maluquinho enriquecendo assim o ambiente da sala de aula.
Ler, interpretar e encenar as tirinhas criativas da Turma do Menino Maluquinho.
Combinar com os alunos para se caracterizem como o Menino Maluquinho e repesentem as tirinhas que forem trabalhadas.
Fazer a leitura do livro para os alunos; ler o livro imitando o timbre de voz infantil quando for a fala do Menino Maluquinho. É um livro com falas curtas e sua leitura é muito interessante, prende a atenção das crianças. Terminando a leitura fazer uma discussão com os aunos a respeito da história, observando que o autor usa expressões diferentes na fala quando se refere ao menino. Pontuar as brincadeiras que o menino faz e que eles também gostam, se acham alguma atitude dele perigosa ou inconveniente, resgatar as brincadeiras do tempo do avô do menino (pipa, pião, amarelina, bola, etc).
Visita à sala de informática para conhecer o site do Menino Maluquinho e brincar com os jogos lá apresentados. www.meninomaluquinho.com.br
Conhecer e interpretar a poesia: A pipa, resgatando a brincadeira. Confecção de pipas.
A pipa que
o menino maluquinho soltava
era a mais maluca de todas
rabeava lá no céu
rodopiava adoidado
caía de ponta cabeça
dava tranco e cabeçada
e sua linha cortava
mais que o afiado cerol.
E a pipa
quem fazia
era mesmo o menininho
pois ele havia aprendido
a amarrar linha e taquara
a colar papel de seda
e fazer com polvilho
o grude para colar
a pipa triangular
como o papai
lhe ensinara
do jeito que havia
aprendido
com o pai
e o pai do pai
do papai.
quem fazia
era mesmo o menininho
pois ele havia aprendido
a amarrar linha e taquara
a colar papel de seda
e fazer com polvilho
o grude para colar
a pipa triangular
como o papai
lhe ensinara
do jeito que havia
aprendido
com o pai
e o pai do pai
do papai.
ZIRALDO, O Menino Maluquinho.In: MARQUES, Yolanda. A mágica de aprender (livro integrado). São Paulo: Companhia Editora Nacional. V.4
Problematizar:
Quantos versos e quantas estrofes a poesia possui?
Qual o título da poesia? E o autor?
Qual o tema da poesia?
Onde encontramos este tipo de texto?
Aproveitar a poesia e trabalhar a sua interpretação escrita e as dificuldades ortográficas que os alunos apresentam.
Outros trabalhos irão ser feitos durante o projeto com atividades retiradas do site do Menino Maluquinho.
Avaliação:
A avaliação é fundamental no processo de ensino aprendizagem,pois ela oferece informações valiosas para que se possa direcionar seu trabalho. Deve-se ficar atento ao envolvimento dos alunos no decorrer das atividades. Registrar o que eles demonstram aprender e o que apresentam dificuldades, assm poderemos retomar o que considerar que não ficou claro ou que necessita de outra estratégia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário